quarta-feira, 16 de abril de 2008

Condições de produção de texto

Estamos falando sempre que o texto precisa de determinadas condições de produção, por si só um enunciado não relaciona muitas "certezas" . Há muitas frases soltas, perdidas, entre pensamentos transportados e idéias copiadas do professor nos "textos" dos alunos. Tanto quando escrevem como quando falam, pois é, isso acontece quando não identificam as condições em que esses enunciados estão sendo concebidos (de quem pra quem, quando ....), isto é, os autores nem sempre estão sendo sujeitos plenos de suas representações, dito de outra forma, não sabem bem o sentido do que querem dizer e /ou ainda tropeçam na forma de expressão verbal por "n" razões. Essas são muito menos pelo desvio da norma culta e muito mais pela ausência de um real (produção de conhecimento) a ser representado. A provocação para nós professores é justamente a contradição que se estabelece em atentar para um real possível que aproxime as nossas experiências com as deles, será? Acredito que não estamos longe disso e que pelo contrário, sabemos que em momentos bem marcantes aprendemos muito mais com eles! Ah! E a produção do conhecimento? Que conhecimento temos e eles o que querem de nós?

Nenhum comentário: